fbpx

Restaurações em Resina Composta

As restaurações em resina composta, também chamadas de nano-híbridas, são hoje o material mais usado para restaurações diretas nos dentes. Certamente, elas representam grande parte dos estudos em Odontologia.

A grande vantagem das resinas quando comparada a outros materiais restauradores é a preservação da estrutura dental. Por se tratar de um material adesivo, as resinas não necessitam de grandes desgastes de estrutura dental sadia, como era necessário nas restaurações em amálgama, para que permaneçam contidas nos preparos cavitários.

Com as resinas mais antigas, o início da reação de presa do material acontecia por ativação química (misturavam-se duas pastas e a mistura era aplicada sobre o dente). Atualmente a reação acontece com a ativação luminosa, a chamada fotoativação.

A evolução nos estudos destes materiais foi decisiva para a indicação das resinas para a reabilitação de dentes posteriores (molares e pré-molares). As resinas nanoparticuladas apresentam elevado percentual de carga em sua composição, o que resulta em alta resistência às forças mastigatórias e aprimoramento das propriedades de lisura e brilho superficiais, importantes para devolver a estética que tanto se deseja na atualidade.

As resinas permitem ao profissional, através de grande variedade de cor e opacidade, mimetizar a estrutura dental sadia e promover resultados estéticos perfeitos. A alta tecnologia aplicada aos materiais dentários nos permite tratamentos menos invasivos e soluções práticas e diretas nos nossos consultórios.

As resinas compostas são um material excelente, porém, não são inertes. Elas sofrem desgastes ao longo do tempo e por isso precisam de avaliação periódica, ou seja, revisão da superfície da restauração e avaliação da cor e lisura do material. Deve ser feito um acompanhamento radiográfico de tempos em tempos para diagnóstico de cáries por micro-infiltração marginal. Consultas periódicas e motivação do paciente garantem a longevidade da reabilitação oral com esses materiais e sucesso no tratamento.

Posts do Blog

21 de abril de 2020

Vale a pena trocar amálgama do dente por resina?

Veja nesse post porque vale a pena trocar as restaurações metálicas dos dentes por restaurações em resina composta e deixar seu sorriso mais bonito!
19 de julho de 2017
sorrisos bonitos

As Possibilidades da Odontologia Estética

O que é a Odontologia Estética? Odontologia Estética é a especialidade da odontologia que usa todos os recursos disponíveis  para deixar o sorriso o mais bonito […]