fbpx

Como escovar os dentes corretamente?

Como escovar os dentes corretamente?

Aprender como escovar os dentes de forma correta é o primeiro passo para manter dentes e gengivas saudáveis.  A escovação diminui o risco de cáries  e doenças gengivais, as maiores causas de perda dental. Por mais que você ache que sabe escovar os dentes, é interessante que você leia o post porque uma boa escovação não depende da melhor escova ou da pasta de dente mais cara.

Antes de começar

Para começar, use um creme dental com flúor com uma escova de cerdas macias e com cabeça pequena. Não esqueça de substitui-la a cada três meses ou se as cerdas começarem a deformar. Aqui no blog temos uma seção com vários posts sobre como comprar os melhores produtos para sua higiene bucal(Clique AQUI).

Pelo menos dois minutos, duas vezes por dia!

Para escovar os dentes de forma correta, faça-o durante pelo menos dois minutos usando a técnica recomendada, que inclui 30 segundos de escovação em cada quadrante da boca. (superior direita, superior esquerda, inferior direita, inferior esquerda), tanto pela manhã quanto a noite.  O ideal seriam 3 escovações diárias, sempre após as principais refeições.

Escova na mão, hora de escovar!

1-Comece com as superfícies externas, e posicione a escova em um ângulo de 45 graus, com a ponta das cerdas penetrando levemente nas gengivas. Inicie um movimento de varredura do sentido das gengivas até a ponta dos dentes, de forma suave, repetindo de 10 a 15 vezes, a cada 2 ou 3 dentes.
2-Repita o movimento em toda a superfície externa do dente, em toda a arcada dentária. Depois, repita os mesmos movimentos na superfície interna dos dentes, começando com os dentes mais ao fundo, higienizando-os até os dentes da frente.
3-Escove as superfícies mastigatórias, com movimentos de vai-e-vem, tanto para os dentes superiores, quanto os inferiores.
4-Sempre revise a escovação nos dentes posteriores, principalmente nas faces internas. Essas regiões são as de mais difícil acesso e portanto as que têm a maior incidência de cáries e doenças gengivais.
5-Escove-se a língua com um movimento de trás para frente para eliminar as partículas de alimentos. Caso você tenha ânsia de vômito, você pode fazer uso de um limpador de língua.

Veja no vídeo abaixo como é fácil:
 
Agora que você há aprendeu a técnica de escovação apropriada, um pouco de disciplina na prática de todos os dias fará com que você escove os dentes corretamente de maneira natural.  É uma das cosas mais simples que você pode fazer para manter a saúde dos dentes e gengivas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *