fbpx

Placas Oclusais (Bruxismo)

Placas de tratamento para bruxismo são dispositivos feitos de acrílico, sob medida para o paciente, com o formato exato da sua mordida. Elas aliviam os principais sintomas do bruxismo, como dores musculares e tensões na região da boca, mandíbula e cabeça, evita o desgaste dos dentes e a aplicação de sobrecargas nos ossos e gengivas. Além disso, protege a ATM (Articulação Têmporo Mandibular), uma estrutura importante nos movimentos da mastigação.

A placa deve ser rígida, confeccionada em acrílico. Placas confeccionadas em silicone não protegem as estruturas bucais do movimento de ranger dos dentes. Ela também pode perfurar facilmente, não estabiliza a articulação temporomandibular, tampouco a musculatura mastigatória. A placa também é indicada para quem deseja evitar desgastes nos dentes ou uma futura disfunção da articulação temporomandibular (DTM), decorrentes do bruxismo.

É importante lembrar que as placas não são a única terapia para o tratamento do bruxismo. Muitas vezes, o uso da placa deve ser associado a  terapias psicológicas, com ou sem o uso de medicação, fisioterapia e acupuntura, além de técnicas para cuidar da dor orofacial associada ao bruxismo.

 

Posts de Blog

16 de abril de 2020

Como tratar o Bruxismo?

Neste post a gente conversa sobre as várias formas de se tratar o bruxismo e como acabar com os incômodos relacionados a ele.
3 de abril de 2020

O que é o Bruxismo?

Neste post, vamos explicar o que é o bruxismo, porque ele acontece e o que ele pode trazer de implicações para a sua saúde.