fbpx

O que você precisa saber antes de fazer Lentes de Contato Dentais?

Sobre Facetas e Lentes

Sorriso Brilhante, com os dentes alinhados são o sonho de muita gente! É por isso que cada vez mais as pessoas recorrem a procedimentos estéticos na odontologia, buscando esse sorriso. As facetas e laminados cerâmicos são um ótimo recurso para ajudar a alcançar esse resultado e pode ser a solução ideal para você. Mas com tantos mitos que existem sobre a técnica, é bom saber o que é verdade e o que é mito. Em um post anterior, já discutimos sobre as diferenças entre facetas e laminados. Se você não leu ainda, clique AQUI.

As facetas dentárias funcionam como uma “capa” para os dentes e podem ser de dois tipos: as cerâmicas (feitas em porcelana) e as acrílicas (feitas em resina composta)”. Esse tipo de tratamento costuma ser indicado essencialmente para fins estéticos, uma vez que as facetas alteraram a cor, forma ou posição dos dentes. Já as lâminas cerâmicas não conseguem alterar a cor do dente pela sua fina espessura e transparência.

É importante saber...

Colocar laminas de porcelana não dói!

Antes de qualquer procedimento odontológico, a principal dúvida entre os pacientes é se vai doer. Em se tratando da colocação de facetas de porcelana, fique tranquilo, pois o procedimento não dói nada! Antes de preparar os dentes para receber essas lâminas, o dentista pode aplicar uma dose de anestesia para evitar que o paciente sinta qualquer incómodo durante o procedimento. Na maioria dos casos, a anestesia não é necessária.

Antes de colocar as facetas, seus dentes precisam estar saudáveis

As facetas não vão esconder problemas de saúde bucal! Antes do tratamento é importante estar com o sorriso saudável para a instalação das pequenas próteses. O dentista deve fazer uma revisão geral na sua boca, tratando cárie, tártaro, gengivite ou qualquer outro problema que você tiver. Além disso, se o paciente tiver bruxismo ativo, ele deve ser alertado da necessidade de uso de uma placa em acrílico protetora ao dormir para evitar a quebra das facetas. Sobre Bruxismo: Clique AQUI.

Além de deixar os dentes mais claros, as lâminas conseguem corrigir alguns defeitos

As facetas ajudam a recriar a aparência natural dos dentes. Elas podem ser usadas para fechar espaços (diastemas) ou corrigir pequenos desalinhamentos. Também conseguimos aumentar o tamanho dos dentes.

Mesmo com as facetas, é recomendado que você faça clareamento dental.

As lâminas podem dar outra cor ao seu sorriso sim, mas para que seus dentes que ficam mais atrás (pré molares e molares) não fiquem com a cor diferente das lâminas, é importante fazer o processo de clareamento dental antes da instalação. Assim, você terá um resultado mais harmônico.

Com as lâminas, alguns hábitos devem mudar

Você vai levar uma vida normal com os laminados em porcelana. Entretanto é importante ter alguns cuidados para que sua durabilidade aumente. Esses cuidados você já sabe: escovar os dentes diariamente com uma escova com cerdas macias, usar fio dental regularmente e evitar o uso usar cremes dentais clareadores por serem mais abrasivos. Não é necessário mudar seu cardápio, como limitar o consumo de café, refrigerante e de alimentos com cores escuras, pois a porcelana é um material que não sofre ação dos pigmentos dessas bebidas e alimentos.

Durabilidade das facetas de porcelana

As facetas em resina têm uma menor durabilidade e o aspecto natural que apresenta é sempre inferior a porcelana devido a propriedades do material. As facetas de porcelana também não são um procedimento permanente e dura para sempre. A duração de uma faceta dentária varia muito e vai depender do cuidado que o paciente tem com a, higienização bucal, com a sua alimentação (evitando morder alimentos muito duros) e também com a sua oclusão (a forma com que o paciente engrena as arcadas dentárias), tendo-se uma estimativa de durar até cerca de 15 ou 20 anos com os devidos cuidados, podendo durar até mais que isso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *