fbpx

Facetas e Laminados Cerâmicos

Olá! Hoje vamos falar de uma “moda” na Odontologia, que nem é tão moda assim: as facetas e lentes de contato.
Eu uso a palavra “moda” porque as facetas são um tipo de restauração que sempre existiu. A novidade é que as empresas do ramo odontológico fizeram vários estudos e desenvolveram tecnologias capazes de criar materiais que podem restaurar ou modificar a forma dos dentes com ima intervenção mínima na estrutura dental: os laminados cerâmicos ou "lentes de contato" dentais.
O que acontece agora é que as celebridades estão modificando seus sorrisos com estas próteses e isso fez com que esse procedimento se popularizasse mais.

NOTA: É importante dizer que Porcelana e Cerâmica são o mesmo material. São apenas palavras diferentes, para que você não se confunda!

O que são Facetas?

Facetas são pequenas peças protéticas que são instaladas na parte frontal dos dentes, modificando sua forma, cor e função. Quando realizamos as facetas, precisamos desgastar toda a parte da frente dos dentes para que criemos um espaço para sua instalação. Esse preparo é feito para também protegermos a estrutura dental para que a faceta não descole ou o dente não frature.

As facetas são indicadas para fechamento de espaços entre os dentes, corrigir pequenos desalinhamentos dentais sem ortodontia, reconstrução de dentes fraturados e para quem quer melhorar a harmonia do sorriso.
É necessário que o dente que irá receber a faceta não tenha sido tratado endodonticamente, ou seja, tenha tratamento de canal.

Isso porque tratar o canal significa retirar a polpa dentária, limpar e selar aquele canal interno para que ele não seja uma porta de entrada para bactérias no nosso organismo. Esse tratamento faz com que o dente fique mais "seco", mais fácil de fraturar. Quando desgastamos o dente para confecção das facetas, se a estrutura dental já está frágil, a chance de insucesso e fratura é maior. Caso o dente tenha o canal tratado, preferimos realizar uma coroa total: desgastamos mais o dente, sendo mais radicais, porém protegemos mais a estrutura dental remanescente.
Veja no vídeo abaixo a confecção de uma faceta dental:
 
Como você pôde ver no vídeo, a faceta conseguiu esconder a cor de um dente escurecido e deixá-lo com a cor dos outros elementos, dando harmonia ao sorriso. Essa é a grande diferença das facetas para os laminados: a espessura.
O desgaste feito para a instalação de facetas é maior para que casos como esse tenham sucesso. Um laminado cerâmico não seria capaz de esconder a estrutura dental escurecida pelo fato de ser tão fina em espessura. Esse é um exemplo quando temos de desgastar mais dente para obter um resultado mais satisfatório.

O que são os Laminados Cerâmicos?

As lente de contato ou laminados de porcelana são como se fossem facetas, porém muito finas e que necessitam de um mínimo desgaste dental para serem instaladas. Conseguimos com elas modificar a forma e tamanho dos dentes, mas não temos um bom resultado quando queremos modificar a cor dos dentes.

Os laminados dentais têm a espessura de 0,2 a 0,3 mm. As facetas normalmente têm no mínimo 0,5 mm de espessura. Veja na foto abaixo de um modelo de gesso que as lâminas em porcelana são tão finas que chegam a ser transparentes!
Algumas considerações devem ser feitas sobre os laminados. Toda restauração indireta, ou seja, que é feita em laboratório e depois é instalada em boca, se não for bem confeccionada pode dar sobre contorno.
O sobrecontorno é um excesso de material restaurador. No caso dos laminados feitos sem desgaste da estrutura dental, o sobre contorno será inevitável pois sua instalação é feita sobre a estrutura dental, dando um aspecto de dente "projetado" para frente. O sobre contorno faz com que o acúmulo de placa bacteriana aumente, numa região crítica que é a região gengival.
Se o paciente não higienizar corretamente, um processo de infiltração e posteriormente uma cárie pode acontecer mais facilmente. Nessa junção entre dente e restauração podem ocorrer pequenas manchas com o passar do tempo. Nada que um polimento não resolva, mas manutenções periódicas devem ser feitas regularmente para evitar essas micro-infiltrações.
Veja essa imagem ao lado, como acontece o sobrecontorno. Como provavelmente não foi feito um preparo adequado nos elementos centrais, os dentes possuem formas diferentes. Perceba como o dente da direita tem um formato mais quadrado em relação ao dente da esquerda.

Contra Indicações

Tanto as facetas como os laminados não devem ser instalados em pacientes com má-higienização, devido a possibilidade de infiltração da margem da restauração, levando a um futuro processo carioso.
As facetas ou lâminas podem ser instaladas em pacientes com bruxismo, desde que seja confeccionada também uma placa em acrílico rígido após a instalação das peças protéticas. O bruxismo faz com que os trabalhos protéticos sofram uma maior sobrecarga, sofrendo fraturas ou descolamento do dente.
Se você não sabe o que é o bruxismo leia nossos posts antigos sobre o tema (Clique AQUI)

É preciso dizer que caso você esteja pensando em instalar facetas ou lâminas nos seus dentes, a consulta regular ao dentista, de seis em seis meses, será imprescindível para fazer a manutenção destas peças. O fato de serem trabalhos muito delicados fazem com que seja necessária uma manutenção mais constante e minuciosa, evitando problemas gengivais e de adaptação a estrutura dental.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *