fbpx

O que é o Bruxismo?

Neste post vamos falar de um problema que anda afetando cada vez mais as pessoas, nesse nosso mundo tão corrido e imediatista: o bruxismo.

Apesar do nome já estar um tanto popular, ainda tem gente que não sabe o que é o bruxismo e se espanta com o nome. Como eu já falei, hoje em dia a nossa vida anda num ritmo bem mais acelerado que a dos nossos pais: tudo é mais rápido, tudo é pra ontem. As cobranças estão bem maiores: dos outros e conosco. A gente fica nessa correria de ter de dar conta de tudo, fazer várias coias ao mesmo tempo, pra ganhar dinheiro, pra tentar achar um tempo pra encontrar com alguém, pros filhos, pra gente, e acaba não dando conta de fazer nem metade ou quando termina o dia, estamos exaustos.

Aí, no fim do dia, na hora da gente ir dormir, ao invés de relaxar, a gente se trava todo porque começa a pensar no monte de coisas que a gente não conseguiu fazer naquele dia e que ainda vai acumular com as coisas que tem de serem feitas amanhã. Aí não dorme, dorme mal e quando acorda, tá com dor de cabeça, dor no pescoço, a musculatura da face parece estar cansada, como se tivéssemos falado a noite inteira…

Se identificou? Pois bem, saiba que você não está sozinho.. Eu também (É, eu mesmo, o dentista, o Rafael!) sofro com o bruxismo. Nesse post a gente vai explicar um pouco desse problema.

O que é o Bruxismo?


Basicamente, bruxismo é essa condição fisiológica que nosso corpo encontra pra aliviar a ansiedade e o stress todo que a gente acumula durante o nosso dia-a-dia. Somos bruxômanos ! (Palavrinha feia, né?)

Bom, nós bruxômanos, aliviamos essa tensão travando nossa mordida ou rangendo os dentes, superiores contra inferiores, e dessa maneira acabamos prejudicando uma boa parte das estruturas da cabeça e pescoço. Vamos falar tudo que acontece com estas estruturas, mas antes temos que fazer uma pequena diferenciação: as pessoas que rangem, ou seja, movimentam a arcada superior contra a inferior são portadoras do bruxismo clássico. Tem pessoas, como eu, que promovem o apertamento dental ou brictismo, arcada superior contra inferior travadas.
O Brictismo é pior que o bruxismo, pois no bruxismo, as forças são aplicadas em diferentes intensidades, em diferentes momentos e em vários dentes. No Brictismo (apertamento), as forças são aplicadas o tempo todo em todos os dentes, com a mesma intensidade e provocam uma fadiga muscular bem maior nos músculos da face. É como se você estivesse fazendo musculação e na hora de levantar um peso, você o levantasse e ficasse segurando o peso por um tempo extremamente longo. Apesar desta diferenciação, tratamos ambos os casos como bruxismo.

Uma característica comum às pessoas que têm bruxismo é que elas costumam têm o rosto um pouco mais quadrado, pela hipertrofia do músculo masséter, um dos mais envolvidos nesse processo.

Vamos listar aqui alguns dos problemas que o bruxismo pode trazer:

Sinais e Sintomas do Bruxismo

Dores de cabeça – Essas dores acometem a parte lateral do crânio e em alguns casos vão subindo até o topo da cabeça. Dói porque o músculo temporal, que está na lateral da cabeça é extremamente exigido e sobrecarregado durante o ranger de dentes, assim como masséter.

Dor na face– É aquela sensação de ter falado a noite toda, mas você estava dormindo. Musculatura da face sobrecarregada, entrou em fadiga de tanto trabalhar e a dor vem da produção de ácido lático ma musculatura.
Dor no pescoço, localizada na nuca e ás vezes no ombro – Fadiga muscular também. Sabe quando você toma um susto e fica naquela posição de ataque. Imagina que você dorme nessa posição, com a musculatura toda tensa. Não tem como não acordar com dor no dia seeguinte.

Dor no ouvido– Você fica com um zumbido dentro do ouvido ou a sensação de ouvido tampado..

Dor ao abrir e fechar a boca– O famoso “click”- Você tem dificuldade de abrir e fechar a boca porque dói ou parece que a musculatura não deixa você abrir a boca mais do que podia: porque dói. O click acontece porque, no bruxismo, você aperta uma cartilagem que existe entre o osso da mandíbula e uma cavidade onde ele se encaixa no crânio. Esse conjunto a gente chama de ATM: Articulação Têmporo-Mandibular. Esta cartilagem serve pra amortecer a força e o atrito entre os ossos.
Se você passa a noite apertando-a, a tendencia é que ela fique mais fina ou saia dessa posição entre os ossos comece a não amortecê-los mais. Aí um osso encosta no outro na abertura ou fechamento da boca e vêm o click, acompanhado ou não de dor. A dor vêm da compressão de um tendão que existe atrás dessa cartilagem. O tendão é como se fosse uma cordinha que segura a cartilagem no lugar. Como ela está saindo desse lugar, as vezes o tendão fica no lugar da cartilagem e a sua compressão gera a dor.
Perda de massa óssea e sensibilidade dental- Pela sobrecarga de forças nos dentes, o organismo acaba por reabsorver o osso que sustenta os dentes. No post sobre o sensibilidade dental, expliquei mais detalhadamente o processo. Clique AQUI pra ler !
Desgaste Dental – Os dentes começam a perder a forma por causa do atrito de um dente contra o outro. Isso também faz com que a gente perca a dimensão vertical de oclusão (DVO). DVO é a altura dos nossos dentes em oclusão. Quando temos essa medida reduzida, além de termos aquela aparência cansada e envelhecida, acabamos sobrecarregando ainda mais os dentes, ossos, músculos e articulação. É com se tivéssemos que fechar mais a boca pra podermos triturar os alimentos, forçando a musculatura a fechar mais a boca.
Na figura ao lado você consegue entender melhor o conceito da perda da DVO. Note que no perfil da esquerda a mulher está sem os dentes e na direita, com dentes.
Estes são alguns dos prejuízos que o bruxismo pode te causar. Vamos conversar no próximo post sobre o tratamento  do bruxismo (Clique AQUI)

2 Comentários

  1. Avatar Claudette Peixoto disse:

    Ola, Dr Rafael!
    Pesquisando no google sobre brictismo, li todo o seu post e estava feliz achando que teria encontrado o profissional para me salvar. Mas aí, vi que moras em BH
    Poderia, por gentileza, me indicar alguém aqui em Florianópolis, Campeche ou São José?
    Grata.

    • Avatar Rafael Righi disse:

      OI Claudette! Desculpe a demora em responder, mas não saberia te indicar alguém aí em Florianópois não… Mas procure por um profissional especialista em DTM (Disfunção têmporo mandibular). É o especialista que pode te ajudar no bruxismo! Um abraço!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *