DTM
O que é DTM?
A Disfunção Temporomandibular (DTM) é uma condição que afeta a articulação temporomandibular (ATM) e os músculos responsáveis pela mastigação. A Articulação temporo mandibular (ATM) conecta a mandíbula ao crânio e está localizada logo à frente da orelha em ambos os lados da cabeça. Ela é fundamental para funções como falar, mastigar e bocejar. Quando há um problema nessa articulação ou nos músculos da mastigação, temos uma DTM instalada.
Sinais e Sintomas
Os sinais e sintomas da DTM podem variar bastante de intensidade e apresentação, mas alguns dos mais comuns incluem:
- Dor na face, mandíbula ou região da orelha: Geralmente é o sintoma mais relatado, podendo ser constante ou aparecer ao mastigar, falar ou bocejar.
- Sons na articulação: Cliques, estalos ou crepitação (som de areia) ao abrir ou fechar a boca.
- Dificuldade ou limitação de abertura da boca: A mandíbula pode “travar” em uma posição aberta ou fechada.
- Dor de cabeça: Muitas vezes confundida com enxaqueca ou cefaleia tensional, a dor pode irradiar para a cabeça.
- Dor e sensibilidade nos músculos da mastigação: Ao tocar os músculos do rosto, eles podem estar sensíveis ou doloridos.
- Zumbido ou dor no ouvido: Devido à proximidade da ATM com o ouvido, alguns pacientes relatam zumbido ou dor otológica.
- Alterações na mordida: Sensação de que os dentes não se encaixam corretamente.
Tratamentos mais Utilizados
O tratamento da DTM é multidisciplinar e busca aliviar a dor, restaurar a biomecânica articular e muscular e prevenir a progressão da disfunção. Os tratamentos mais comuns incluem:
Terapias Conservadoras:
- Medicamentos: Analgésicos, anti-inflamatórios, relaxantes musculares e, em alguns casos, antidepressivos tricíclicos em doses baixas podem ser prescritos para controlar a dor e a inflamação.
- Placas oclusais: São dispositivos acrílicos personalizados que se encaixam sobre os dentes superiores ou inferiores. Elas ajudam n redução da sobrecarga nos músculos e articulação e proteger os dentes dos efeitos ruins do bruxismo.
- Fisioterapia: Exercícios específicos para a mandíbula, técnicas de massagem e alongamento muscular podem ajudar a melhorar a amplitude de movimento e reduzir a dor.
- Laserterapia: A aplicação de laser infravermelho de baixa potência na ATM e musculatura pode ajudar na redução da inflamação que causa a dor.
- Aconselhamento e manejo do estresse: O estresse e a ansiedade podem agravar os sintomas da DTM. Técnicas de relaxamento, terapia cognitivo-comportamental e psicoterapia podem ser benéficas.
- Mudanças de hábitos: Evitar alimentos duros, não mascar chicletes e evitar hábitos parafuncionais (como roer unhas ou morder objetos) pode aliviar a pressão na articulação.
- Manejo de distúrbios do sono: Detectar e tratar os problemas no sono podem ajudar o paciente na melhora do quadro doloroso. A apnéia obstrutiva do sono é uma doença que piora a qualidade do sono do paciente e também pode ser responsável por quadros de bruxismo, que leva ao desenvolvimento de DTM.
- Medicamentos: Analgésicos, anti-inflamatórios, relaxantes musculares e, em alguns casos, antidepressivos tricíclicos em doses baixas podem ser prescritos para controlar a dor e a inflamação.
Procedimentos Minimamente Invasivos:
- Artrocentese: Um procedimento em que a articulação é lavada com uma solução estéril para remover detritos e aliviar a inflamação.
- Viscosuplementação: Injeções de substâncias na ATM como o ácido hialurônico e/ou agregados plaquetários (L-PRF) melhoram a lubrificação da articulação, bem como trata doenças degenerativas ósseas na mandíbula.
Tratamentos Cirúrgicos:
- Cirurgia da ATM: Em casos raros e graves, quando os tratamentos conservadores não são eficazes e há uma causa estrutural significativa, a cirurgia pode ser considerada.
- Cirurgia da ATM: Em casos raros e graves, quando os tratamentos conservadores não são eficazes e há uma causa estrutural significativa, a cirurgia pode ser considerada.
É importante ressaltar que o diagnóstico e o tratamento da DTM devem ser feitos por um profissional de saúde qualificado, como um cirurgião-dentista com especialização em DTM e dor orofacial. O tratamento ideal é individualizado, considerando a causa e a gravidade dos sintomas de cada paciente.
Benefícios do tratamento da DTM
- Redução nas dores articulares;
- Redução nas dores musculares;
- Redução nas dores nos casos de dores de cabeça associadas a DTMs e cefaléias tensionais;
- Redução dos efeitos negativos do bruxismo como desgastes e movimentações dentais, perda óssea;
- Regenerações ósseas em casos de osteoartrites e osteoartroses na região ca cabeça da mandíbula;
- Melhora na mastigação e articulação da fala;
- Melhora na qualidade do sono;
- Melhora na concentração e disposição nas atividades diárias;