fbpx

Coroas em Porcelana – Próteses Fixas Unitárias

As coroas são o tipo de prótese fixa mais comumente realizadas no consultório odontológico. As coroas podem ser em porcelana pura ou com infraestrutura metálica: as chamadas metalo-cerâmicas.

O tipo ideal de coroa em porcelana a ser usada depende da localização do dente onde será realizada a coroa e qual o tipo de demanda está se pretendendo com aquela restauração: estética, funcional ou ambas? Por ser frágil, algumas técnicas de reforço extra são necessárias para dar resistência suficiente para aguentar mordidas mais pesadas. As subestruturas metálicas ou em zircônia são exemplos disso. Em outras, as coroas em porcelana pura conseguem ser resistentes o suficiente para aguentar as forças mastigatórias e devolver a forma e função dentárias. Elas são a versão mais estética de todas disponíveis.

Conheça os principais tipos de coroas:

Coroa Metalo-cerâmica
A mais utilizada para tratamentos protéticos é a coroa dentária em porcelana sobre metal: a metalo-cerâmica. Durável e relativamente estética, pode ser utilizada tanto para dentes anteriores quanto posteriores. A reprodução de detalhes mais naturais e cores próximas a dentes naturais pode ser mais difícil, dependendo dos desafios estéticos de cada caso.
Coroa em porcelana com zircônia
A coroa em porcelana sobre zircônia é a técnica sem metal mais versátil. Este tipo de coroa oferece durabilidade e excelente estética, trazendo naturalidade e compatibilidade biológica com dentes e gengivas, sem riscos de alergias inflamatórias. Além disso, ela também pode ser utilizada em tratamentos com próteses sobre implantes dentários e em indivíduos com grandes perdas dentárias.
Coroa em porcelana pura
A coroa em porcelana pura traz os resultados estéticos mais significativos. Confeccionadas com cerâmicas especiais, elas são indicadas para indivíduos com altas exigências estéticas, usadas em tratamentos para transformação do sorriso. Por serem muito transparentes, esse tipo de coroa não pode ser utilizado em dentes muito escurecidos ou com pinos metálicos.
É difícil definir qual o melhor tipo de coroa em porcelana. Dependendo do número de dentes ausente, da coloração do dente que receberá a coroa, da presença ou não de pino protético que servirá de suporte para a coroa dentária, a indicação mais apropriada pode mudar. Várias informações clínicas precisam ser levadas em consideração na hora de escolher o melhor tipo de coroa em porcelana para não termos decepções com os resultados finais do tratamento.